O desejo de todo profissional, independentemente da área de atuação, é descobrir como melhorar o currículo para aumentar as chances de ser selecionado entre centenas de documentos recebidos para apenas uma vaga.  

Sabemos que cativar o empregador em poucas palavras não é nada fácil. Logo, a melhor forma de chamar sua atenção é apresentar um currículo com conteúdo bem estruturado, mostrando suas habilidades e experiências de maneira clara e objetiva.

Sendo assim, vale dedicar um bom tempo para deixar seu CV atraente. Siga as dicas do artigo e conclua essa tarefa com sucesso! 

Seja objetivo

Não é fácil mostrar em poucas folhas todas as suas competências, mas se você priorizar as informações realmente necessárias e se dedicar à estrutura, vai conseguir um bom resultado. 

Observe os pontos abaixo para redigir um documento adequado: 

  • seja claro e objetivo;
  • não seja repetitivo (redundante);
  • não insira número de documentos;
  • revise os dados, principalmente telefone e e-mail;
  • cuidado com erros de português;
  • forneça informações coerentes com a vaga;
  • evite excessos no layout.

Cuidado com currículos genéricos

Uma boa maneira de mostrar quem você é para o recrutador é mencionar realizações, conquistas e projetos sociais.

No passado os currículos tinham apenas tópicos. Hoje, não precisam ter muitas páginas, mas também não devem ser tão resumidos a ponto de o recrutador não conseguir obter todas as informações necessárias sobre o candidato. 

Para isso, divida o documento em três pilares:

  • conhecimento cursos, livros e eventos ligados à carreira que tenha participado;
  • habilidade mostre quais são seus diferenciais (liderança, trabalho em equipe, persuasão etc.);
  • atitude tem a ver com o que você faz no trabalho (pontualidade, proatividade, resiliência etc.), mas também fora dele (voluntariado, por exemplo).

Dedique-se à formatação

Se preocupar com a apresentação gráfica do material de acordo com a empresa ajuda a ser bem-visto. Também é importante não se prender à estrutura cronológica convencional e pensar na melhor forma de mostrar suas habilidades.

Se você troca bastante de emprego, o mais recomendado é não criá-lo em formato cronológico. Um layout inovador, no caso dos designers, pode representar uma vantagem. 

Lembre-se de que seu currículo deve se destacar pelo conteúdo e equilíbrio visual, sem perder a seriedade. Não exagere em nenhuma direção.

Adapte o CV

Um currículo deve ser feito com base nas competências e características que precisam ser destacadas para concorrer a determinada vaga. Por isso, é preciso ter cuidado para não incluir experiências irrelevantes ao cargo para o qual está se candidatando.

É melhor ter um CV com menos informações do que mencionar experiências que não contribuem para formar uma boa impressão do candidato. Uma dica é manter um currículo com todas as realizações e, ao surgir uma oportunidade, excluir tópicos que não condizem com o perfil exigido pela empresa.

Explore palavras-chave

Muitas empresas realizam a triagem dos currículos por meio de sistemas de gestão de pessoas. Logo, o uso de palavras-chave contribui para que seu documento seja localizado pelos recrutadores em sites de emprego com softwares automáticos.

Especificar os nomes dos programas com os quais trabalhou, as atividades com palavras utilizadas pela sua área e termos que possam identificar suas experiências aumenta a probabilidade de seu arquivo ser encontrado pelos filtros do sistema.

CorelDraw, Photoshop e InDesign, assim como wireframe, user experience e tipografia são alguns termos recorrentes do Design que podem ser utilizados como palavras-chave.  

Atualize o CV constantemente

Pessoas que atualizam o currículo apenas quando aparece uma proposta de emprego acabam enviando informações desnecessárias para a vaga por não terem tempo de melhorá-lo.

Manter o documento em dia evita que o candidato seja desclassificado por enviar algo que não se enquadra ao perfil da vaga, ainda que tenha as qualificações necessárias. 

Organizar-se para melhorar o conteúdo e a estrutura do documento é a melhor forma de se mostrar preparado para a vaga dos seus sonhos.

Para finalizar, a não ser que seja solicitado explicitamente, não insira fotos no currículo. Se o anúncio da vaga pedir fotografia, envie uma imagem do rosto, com fundo neutro. Evite retratos inapropriados: de corpo inteiro, consumindo bebidas (principalmente alcoólicas) ou em situações informais.  

Agora que você aprendeu como melhorar o currículo, que tal compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais?