Se você deseja descobrir como conseguir clientes, saiba que os arquitetos que trabalham o marketing pessoal com Inteligência tendem a conquistar o respeito do mercado

Isso acontece porque ter uma marca ao redor do seu nome exige um trabalho contínuo, em que algumas iniciativas devem aparecer de forma complementar. Não é algo simples e imediato. No entanto, quando a autopromoção deixa de ser sutil e consistente, pode se voltar contra o profissional.

Para você não errar na dose, preparamos este post com dicas das melhores práticas para melhorar seu marketing pessoal e transformar sua marca em referência no setor. Continue a leitura para descobrir! 

Tenha um portfólio online

Os projetos de um arquiteto revelam seu estilo e personalidade por meio de cada ambiente desenhado. Nesse sentido, o portfólio expressa essas características retratadas nos projetos de arquitetura e decoração.

Portanto, fotografar cada etapa do trabalho, principalmente o resultado final, é imprescindível para que seu talento ganhe visibilidade. Ou seja, capriche no portfólio online. Isso significa explorar imagens em diferentes ângulos, possibilidades de iluminação e outras táticas que ajudem a transmitir as nuances das suas criações.

Produza conteúdo relevante

Oferecer conteúdo de valor para o público da internet é uma excelente estratégia de marketing, pois atrai visitantes, produz engajamento e compartilhamento, o que contribui para aumentar o alcance da sua marca.

Utilizar as técnicas de SEO possibilita descobrir quais assuntos as pessoas procuram nos mecanismos. Com isso, você produz artigos relativos a esses temas. Um arquiteto, por exemplo, pode produzir conteúdos que atendam os seguintes interesses das pessoas:

  • oferecer dicas de arquitetura e de organização do espaço;
  • publicar fotos dos seus projetos no Pinterest e Instagram para inspirar seus leitores;
  • produzir tutoriais apontando soluções para problemas relacionados ao universo da arquitetura;
  • postar discas de  lugares interessantes para visitar, exposições, eventos relacionados ao setor etc.

É possível produzir conteúdo em diversos formatos: textos, vídeo, podcast, infográficos e muitos outros. Então, mãos à obra!

Invista em e-mail marketing

Ao coletar o e-mail de um dos visitantes do seu blog ou algum outro canal de comunicação, ele se torna um lead ou um seguidor. Isso significa que ele está interessado nos temas abordados no seu blog ou nos seus serviços. 

Basicamente, essa prática consiste em criar um material bem interessante — como um ebook de dicas, por exemplo — e deixa-lo disponível em uma landing page de seu site ou blog para que, em troca desse material, seus clientes deixem os dados em um formulário.

Outro recurso bastante utilizado é colocar um formulário de assinatura de newsletter em seu blog. Só isso já permite obter dados do consumidor. Logo, esse visitante se torna um cliente em potencial.

Usando o e-mail marketing é possível nutrir esse lead por meio de conteúdo (olha ele aqui de novo). Ou seja, você pode utilizar esse contato para informar sobre um novo post ou vídeo no canal do YouTube.

Também pode enviar uma newsletter periódica abordando assuntos relevantes para a sua audiência. À medida que o relacionamento avança para o fundo do funil, é possível ofertar serviços ou produtos. Esse ainda é o canal mais eficaz para gerar conversões e receita.

Mantenha seus perfis nas redes sociais atualizados

Fazer postagens nas mídias sociais é outra forma de atrair clientes de arquitetura para o seu site e blog. 

O Instagram e o Printerest são duas redes sociais muito importantes para os arquitetos e designers de interiores por ter um apelo bastante visual.  Já o Linkedin é imprescindível para quem almeja atendar uma clientela corporativa.  

Prospecte clientes na rotina diária

Aquelas conversas informais com zeladores, porteiros ou moradores podem render bons negócios. Então, aproveite as visitas em prédios ou bairros comerciais para se informar sobre possíveis novos projetos e oferecer seus serviços.

Pronto! Agora você já sabe como conseguir clientes investindo no marketing pessoal e na produção de conteúdo de qualidade, tornando-se uma referência na área de arquitetura. 

Para receber outros materiais exclusivos e de extrema importância para a sua carreira, assine nossa newsletter!