Pensar fora da caixa, propor ideias que fogem à regra de um mercado tão saturado, inovar e renovar conceitos. Já pensou no quanto a atividade de um profissional criativo pode ser desafiadora (e, ao mesmo tempo, incrível)!?

Com uma velocidade cada vez mais rápida, o mundo corporativo exige mudanças e atualizações, tanto de seus colaboradores, quanto daqueles que pretendem se inserir no mercado de trabalho. As ferramentas são cada vez mais complexas e o conhecimento técnico é muito importante.

Mas, há algo nesse cenário que não sofre tantas alterações: a valorização da criatividade. Afinal, o processo criativo e o uso adequado da imaginação, é uma “arma” importante que as empresas possuem na captação e retenção de clientes, na melhoria da qualidade dos produtos e na diferenciação da marca.

Quer entender o motivo das profissões criativas serem tão valorizadas e cada vez mais bem remuneradas? Então, continue a leitura! 

 

A criatividade como ferramenta para o sucesso

 

Não há dúvidas de que a criatividade é um dom e, o mais interessante de tudo isso, é que ela pode ser desenvolvida, lapidada e aprimorada por meio de diversas técnicas

Por exemplo: as crianças, desde muito pequenas, são incentivadas pelos pais e professores a criar desenhos, peças teatrais ou músicas. Naturalmente, todo esse trabalho pedagógico de desenvolvimento visa a versatilidade, a autonomia e reflete diretamente nos futuros profissionais que eles vão se tornar. 

Pois é! De certa forma, o mesmo ocorre com os adultos, num processo igualmente complexo. Como comentamos, a criatividade é um dom, mas também uma habilidade que precisa receber investimento de tempo, planejamento e estudo.

E, é nesse contexto, que os profissionais criativos estão inseridos. Seja na elaboração de campanhas publicitárias, no desenvolvimento de jogos, na criação de conteúdos ou na estruturação de um edifício. A diversidade dessa área é encantadora, pode gerar muito valor para pessoas ou corporações e ser a chave do sucesso de alguns profissionais. 

Profissões criativas que você deve conhecer

Para você ficar ainda mais por dentro do tema, listamos três profissões que exigem imaginação e permitem ao colaborador utilizar o pensamento analítico, aliado à originalidade, para exercer seu papel. Confira quais são e como elas funcionam:

1. Arquitetura

A arquitetura é uma das profissões que mais se destacam no mercado. Além de necessitar de conhecimento técnico e habilidade profissional, esse ramo também precisa de ideias criativas e inovação para desenvolver projetos arquitetônicos de destaque.

Para o arquiteto que deseja se diferenciar no mercado, é fundamental também conhecer ferramentas como AutoCAD e Adobe Photoshop, programas para desenvolver modelos virtuais e criar os aspectos visuais do projeto.

2. Web design

A internet está presente no dia a dia de grande parte das pessoas do mundo e, por isso, o web designer é uma das carreiras com maiores possibilidades de desenvolvimento profissional atualmente.

Responsável por desenvolver websites, tanto na estética quanto no funcionamento, o web designer criativo precisa conhecer softwares, como Adobe Photoshop, e linguagens de programação, como Java e PHP.

3. Produção de Vídeos

Os vídeos são a tendência do mercado de conteúdo e, por isso, a produção deles está entre as carreiras com maior demanda e espaço no mercado, especialmente nas estratégias de marketing digital.

Para quem desenvolve profissionalmente a produção de vídeos, é fundamental conhecer ferramentas para edição audiovisual, como o Adobe After Effects e Adobe Premiere Pro, além de softwares utilizados para retoques e alterações estéticas nas imagens, como o Adobe Photoshop.

Importância de aliar criatividade à técnica 

Por mais que a criatividade seja fundamental para o desenvolvimento profissional e para o sucesso no mercado atual, também é essencial que o especialista busque qualificação técnica para se tornar ainda mais eficiente e bem-sucedido.

Como você pode perceber, os profissionais que citamos acima exercem seu papel por meio da união de imaginação e técnica, que garantem o sucesso e permitem adequação ao mercado. O que você achou de conhecer essas 3 profissões criativas e saber da importância de aliar técnica à imaginação? Que tal conferir alguns cursos que permitem desenvolver sua criatividade profissional?