Para quem batalha por uma carreira no design, nas artes ou na comunicação, boa parte do tempo é dedicada lidando com concorrência. O mercado está repleto de pessoas talentosas e cheias de vontade de mostrar suas capacidades. Você tem muito a oferecer, mas precisa entender como usar todas as chances a seu favor, destacar-se entre os demais e exibir conteúdo e trabalho. Esse é o assunto do post de hoje!

Não importa se você vive de freelas ou se busca trabalhos extras para complementar a renda: o fundamental é apresentar-se de uma forma positiva ao mercado, fazer bons contatos e se mostrar disponível a aprender e crescer junto ao contratante. Não é nenhum mistério, nem impossível. Para entender melhor, leia até o final!

1. Tenha um diferencial

Todos os dias, milhares de pessoas saem das universidades. Você não pode ser mais uma delas. Uma das principais lições que você recebe lidando com a concorrência é a importância de se destacar.

O diferencial vem de estudos extras, experiências  sejam profissionais ou pessoais , personalidade, inspirações, entre outros fatores. Você deve ir atrás daquilo que só você pode oferecer, e evidenciar isso. 

Pode ser com um portfólio bacana, com projetos voluntários, ou o que a sua imaginação mandar. O importante é mostrar o que é único no seu trabalho e quanto você pode colaborar com clientes ou agências. 

2. Conheça os adversários de perto

Cultivar um bom relacionamento com pessoas que também estão atrás de oportunidades como você é saudável, se não houver competição desleal. Eles têm muito a oferecer em informações sobre o mercado, tendências, inspirações e oportunidades interessantes. E você também pode contribuir com boas dicas e troca de experiências. 

3. Esteja atento às oportunidades

Conquistar trabalhos em comunicação ou artes apresenta certo desafio. E para captar as melhores oportunidades, é preciso estar de “antenas ligadas”, de olho em todas as chances de bons trabalhos. 

Consultar sites e grupos de vagas, ir a eventos da área, conversar e conviver com as pessoas de interesse: tudo isso precisa estar na rotina de quem está procurando trabalhos. 

4. Faça um bom portfólio

Não adianta nada ter um diferencial, bons contatos e atenção às oportunidades se você não tem como mostrar o seu trabalho para que o mundo o note. Então, um passo muito importante é a criação do seu portfólio

Seja texto, imagens, fotos ou demais projetos, eles precisam estar dispostos em um lugar organizado, atrativo, com informações pertinentes sobre a sua formação, contato e perfil. Há diversas opções de plataformas de portfólio online. Faça já a sua!

5. Busque novas inspirações

Por fim, é importante lembrar, enquanto estiver lidando com concorrência, que trabalhar com comunicação e artes requer um bom repertório de informações e referências. Para conseguir atender a diferentes demandas e ofertar um trabalho qualificado, é preciso manter as suas inspirações diversificadas. 

Ler, viajar, pesquisar, assistir e questionar. Esses são os atalhos para acumular mais informações e demonstrar referências na hora de elaborar os seus trabalhos. Com essas dicas, as portas podem se abrir para você. O importante é nunca perder de vista a qualidade do seu trabalho, e se manter sempre atento para as oportunidades. 

A verdade é que lidando com concorrência de uma forma positiva, você só tem a crescer. Se você quer mais dicas como essa, que tal curtir nossa página no Facebook?