Você já pensou em fazer um curso de Sketchup? Ele é um dos softwares de modelagem mais populares do mundo, utilizado para a criação de maquetes em 3D com detalhes e precisão, tornando sua apresentação mais real e facilitando a visualização das etapas do projeto e do resultado final.

Manuseá-lo passou a ser uma habilidade exigida na maioria dos escritórios de arquitetura. Por isso, os profissionais da área precisam saber explorar todo o seu potencial e conhecer suas deficiências, assim como plugins complementares. 

Ao longo deste post, descubra por que o Sketchup é tão importante para arquitetos, engenheiros e designers, e como escolher o curso ideal. Acompanhe!

Qual é a importância do Sketchup para criar maquetes?

Desenvolvido para arquitetos, engenheiros civis, desenvolvedores de jogos, produtores de filmes e demais profissionais do ramo, o software funciona como uma espécie de lápis digital, permitindo a criação de casas, cidades, personagens e o que mais você desejar. 

A intenção de uma maquete eletrônica é justamente simular os ambientes que seriam inviáveis de se reproduzir sem um grande investimento financeiro. Assim, em vez de montar um ambiente real para tirar fotos e apresentar o resultado ao cliente, o projeto é feito de forma virtual.

O Sketchup também possibilita apagar elementos ou inserir novos acabamentos, materiais e iluminação extremamente realistas. Com isso, fazer uma maquete eletrônica que demonstre o projeto em 3D fica muito mais barato, e ela ainda pode ser utilizada para construção e reforma de residências independentes.

A seguir, veja os principais atrativos dessa ferramenta!

Maquete 360º

O potencial das imagens 360° é explorado pelos arquitetos, designers e engenheiros, que perceberam ser perfeitamente possível unir a modelagem do Sketchup a uma renderização de alta resolução.

A renderização em 360° é feita por meio do próprio renderizador. Para publicá-la nas redes sociais, é preciso fazer upload em um site especializado.

Realidade virtual

Utilizar a realidade virtual possibilita interatividade com o espaço e reduz o tempo de aprovação das soluções. Além disso, aumenta a percepção de valor dos projetos, facilita a compreensão de detalhes e conquista o cliente de forma definitiva, trazendo-o para dentro do ambiente antes mesmo de ser concluído.

No entanto, para garantir a excelência do recurso, é preciso investir em equipamentos e softwares especializados nesse mecanismo:

  • conteúdo: a renderização deve ser de alta qualidade, gerada em 360° — afinal, uma visão 360° da maquete eletrônica pura, sem acabamentos e iluminação, não gera o mesmo impacto sobre o cliente;
  • software ou aplicativo: a imersão no ambiente só pode ser feita adequadamente por meio de programas especializados, especialmente em smartphones;
  • óculos de realidade virtual: são os responsáveis por permitir a visualização da imagem 360° como se a pessoa estivesse de fato dentro do ambiente.

Como escolher o curso ideal?

O Sketchup passou a fazer parte de um conjunto de habilidades exigido na maioria dos escritórios de arquitetura e engenharia, tanto para profissionais quanto para estudantes que desejem trabalhar diretamente com esse nível de prática projetual.

Além disso, ele permite a criação de um portfólio com ideias e estilo de profissionais recém-formados, que estão entrando no mercado de trabalho, ou estudantes que ainda não têm projetos reais para mostrar aos clientes ou futuros empregadores. 

Então, não perca tempo e invista em um curso de Sketchup o quanto antes. A Imageria Criativa oferece o curso Maquete com Sketchup, no qual você pode explorar todos os recursos da ferramenta, além do renderizador V-Ray e do Photoshop para modelar construções.

Assim, você tem grandes chances de se destacar no mercado de trabalho, pois será capaz de projetar maquetes mais realistas, com menos recursos financeiros.  

Agora que você já sabe mais sobre o curso de Sketchup ideal, acredite na sua capacidade de mudar o futuro! Entre em contato conosco e invista na sua carreira!