Se você é arquiteto, o Revit Architecture é a ferramenta ideal para criar os conceitos artísticos, plantas, perspectivas e a documentação da sua proposta, além de realizar análise de um modelo tridimensional para avaliar o desempenho da construção. 

Com ele, é possível visualizar se o edifício terá um bom aproveitamento da luz natural, garantindo uma redução de custos para o proprietário no futuro, por exemplo.

 A metodologia, considerada mais moderna, substituirá o tradicional CAD —  eles são da mesma empresa, a Autodesk —, pois oferece projetos mais completos e permite toda a construção da obra virtualmente.  

Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir por que o curso de Revit é essencial para atuar na arquitetura!

O que é Revit?

O software Revit é um programa que funciona com a tecnologia do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações de Construção, em português).

Entretanto, Revit não é BIM, ele é construído para o BIM e ajuda na solução de problemas, colaboração, coordenação e simulação. Ele possibilita interligar todos os dados dentro desse modelo e qualquer alteração vai refletir em todo o projeto.

Para que serve?

O AutoCAD é a primeira classe de ferramenta para elaboração de espaços interiores e exteriores de edifícios, mas o Revit oferece uma solução superior para o desenvolvimento de planos exatos para modelagem de informações (BIM) para grandes projetos.

O Revit combina o sistema BIM e a modelagem 3D, alterando o processo de design e modelagem de projetos arquitetônicos. Apresenta recursos para a área de arquitetura, disponibilizando ferramentas para os projetistas.

Com esse conjunto de ferramentas é possível criar desenhos digitais, modelos 3D, seções e detalhes. Isto é, você consegue projetar pisos, janelas, portas e plantas que podem ser visualizados em terceira dimensão.

O sistema cria uma maquete eletrônica enquanto se projeta e, ao realizar a retirada de uma porta, por exemplo, a modificação aparece instantaneamente no edifício virtual.

O software Revit  facilita, inclusive, o trabalho de engenheiros, projetistas e empreiteiros das áreas de MEP (mecânica elétrica e hidráulica).

Quais as vantagens de utilizá-lo?

Além dos benefícios mencionados acima, o Revit tem outras vantagens, apontadas a seguir:

  • margem de erro quase nula, mesmo para principiantes;
  • otimização do tempo;
  • agilidade no desenvolvimento dos projetos;
  • extração de diversos tipos de informação (planilhas orçamentárias, quantitativos, cortes automáticos, vistas automáticas, perspectivas eletrônicas de qualidade);
  • qualquer modificação é automaticamente refletida em todo o projeto e na documentação;
  • permite visualizar problemas e soluções, além de coordenar e colaborar;
  • permite projetar, analisar e compatibilizar os projetos estruturais, de hidráulica, de elétrica e HVAC (mecânica predial, aquecimento, ventilação e ar condicionado);
  • permite conectar equipes colaborativas para o compartilhamento de trabalhos e ter acesso aos projetos em qualquer lugar, facilitando a comunicação entre as equipes;
  •  maior desempenho devido à otimização do hardware e execução dos processos no plano de fundo;
  • seus componentes de construção possibilitam mais agilidade e precisão;
  • melhores resultados devido ao maior leque de ferramentas.

Os benefícios do Revit Architecture são incontestáveis. Entretanto, o domínio da plataforma, é fundamental para um trabalho dinâmico e completo. Logo, fazer um curso de Revit é o mais recomendado para quem almeja compreender sua interface, navegar pelo projeto e saber, inclusive, os atalhos.

Lembre-se de que hoje o programa é um dos mais usados nas empresas, e qualificar-se vai garantir o conhecimento e o diferencial necessários para destacar você no mercado.

Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo. A Imageria Criativa oferece diversos cursos para impulsionar sua carreira!