Você está tranquilo, assistindo à uma aula na faculdade e, de repente, o professor chama para ir à frente da sala para apresentar um trabalho. Bate aquele frio na barriga, suor para todo lado, braços e pernas começam a tremer. Calma! Isso é normal, o medo de falar em público existe para muito mais gente do que você imagina.

Porém, ter boa oratória pode ser o diferencial nessas situações e, no futuro, para exercer bem a profissão e alcançar o sucesso na carreira. Quem se expressa e se comunica de maneira adequada consegue transmitir suas ideias mais facilmente e se relaciona melhor com as pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou até mesmo os próprios clientes.

Então, para ajudar você nisso, listamos 4 incríveis dicas de como falar em público. Confira!

Ninguém nasce sabendo tudo sobre falar em público

Se você pensa que não sabe falar em público e que isso não tem solução, saiba que está errado. Existem técnicas que ajudam a desenvolver a oralidade para que você consiga se expressar diante de muitas pessoas sem maiores problemas.

Para facilitar, treinar o português pode ser muito útil. Afinal, uma pessoa que comete muitos erros linguísticos enquanto fala pode perder credibilidade e, com isso, a atenção do espectador.

Outra maneira de melhorar a fala é fazendo exercícios de dicção. Você pode tentar ler textos em voz alta, colocando obstáculos na boca. Experimente colocar o dedo entre os dentes e falar da maneira mais clara possível.

Trava- línguas também podem ajudar a “soltar a língua”, para que a pronúncia das palavras fique melhor. Você pode, ainda, usar técnicas de respiração. Além de ser uma excelente maneira de relaxar, isso ajudará a controlar a fala para que ela saia no tom adequado.

O segredo é se preparar e praticar

Para que um discurso seja bem feito é preciso preparação e, principalmente, repetição. É aquele velho ditado: a prática leva à perfeição. Não exija de você mesmo uma atuação perfeita, mas dê o seu melhor. Estas dicas podem ajudar.

1. Estude o tema com antecedência

Para ter propriedade sobre o que você fala é fundamental entender o tema com profundidade. Portanto, estude-o. Para isso, leia textos, assista vídeos, faça anotações e exercícios sobre o assunto. Assim, você terá mais segurança para se expressar e até mesmo para responder eventuais perguntas.

2. Crie um plano

Não basta ter qualificação no assunto. É necessário, também, preparar a forma como você vai transmitir seus conhecimentos. Então, elabore um plano, definindo por onde começar, por quais assuntos passar e como encerrar a sua apresentação. Preze por uma sequência lógica e por fazer interligações entre os temas. Dessa forma, será mais fácil prender a atenção da sua plateia.

3. Dinamize a apresentação

Você deve concordar que é chato ficar apenas escutando uma pessoa falar por horas e horas. Os seus espectadores também pensam assim. Para evitar que a sua apresentação fique monótona, procure torná-la mais dinâmica.

Para isso, utilize recursos multimídia, como telões e sons. Use e abuse de imagens. Explorar os vários sentidos do corpo facilita o aprendizado, além de fazer com que as pessoas tenham maior interesse pelo que você está dizendo.

4. Pratique situações

Muita gente diz que “treino é treino e jogo é jogo”, tentando separar uma coisa da outra. Porém, é no treino que você aperfeiçoa suas habilidades. Sendo assim, crie situações para simular a sua apresentação. Grave vídeos de você mesmo, fale na frente do espelho ou chame amigos e parentes para assisti-lo. Com isso, o contexto de estar falando para alguém acaba se tornando natural para você.

Como você pode ver, estar à frente de uma plateia não precisa provocar aquele sofrimento todo. Embora seja uma situação não muito confortável, há várias formas de contorná-la e se sair bem.

Aplicando as técnicas de desenvolvimento da oralidade acima expostas e as dicas de como falar em público, esse desafio pode ser facilmente superado. Basta se preparar, praticar e, acima de tudo, manter a calma. Pronto, o primeiro passo para ter uma boa colocação no mercado e alcançar o sucesso profissional terá sido dado.

Se você gostou destas dicas, compartilhe-as nas redes sociais para que seus amigos também saibam!