Assim como diversas áreas, o mercado de trabalho arquitetura é bastante competitivo. Isso se deve, principalmente, às oportunidades oferecidas e ao grau de experiência e profissionalismo que empresas e clientes exigem.

Ter um diferencial é essencial! Por essa razão, listamos várias dicas para que você saiba como se destacar entre seus colegas e largar na frente da concorrência. Confira e aproveite!

Venda sua imagem

Antes de tentar estabelecer-se em alguma empresa ou angariar clientes, trabalhe forte na sua imagem pessoal e profissional. Em primeiro lugar, a regra de ouro é ser sempre empático com as pessoas, pois, às vezes, aquele projeto que parece não trazer lucro ou diferencial algum na sua carreira será o ponto de ignição para um grande empreendimento.

A empatia é o ponto fundamental ao lidar com pessoas. Por isso, devemos identificar a real necessidade do cliente, ao executar um projeto. Desse modo, ele ficará feliz e sentirá sua presença para o que precisar.

Em segundo lugar, ser um indivíduo culto, por meio de conhecimentos em literatura, muitas viagens, exposições diversificadas e cinemas, entre outros, ditará como você se portará para os problemas que o arquiteto deve preocupar-se perante a sociedade contemporânea, e a criatividade se refletirá em seus projetos arquitetônicos.

Tenha espírito de empreendedor

Tenha em mente que, acima de tudo, seu projeto é um negócio. Ou seja, há dinheiro, tempo, trabalho, dedicação e, caso não dê certo, também prejuízos, envolvidos no empreendimento. Por isso, aqueles que desejam investir no setor privado já devem focar nesse aspecto.

Assim, ter uma cartela de clientes de maneira estável é fundamental, pois sua fonte de renda está diretamente ligada a eles.

Capacite-se

Um bom arquiteto não se prende somente à formação tradicional do ensino superior, pois o mercado de trabalho de arquitetura exige uma atualização constante do profissional, para sempre ofertar o que há de melhor para o cliente.

Então, o ideal é que fique sempre antenado às novidades e aos assuntos polêmicos que envolvem sua esfera de atuação. Além disso, fazer cursos, como os que a Imageria Criativa oferece, permite criar uma amplitude de oportunidades únicas em sua carreira, dando uma bagagem profissional de peso em seu currículo.

Faça bons estágios

É primordial na vida do estudante de arquitetura e urbanismo procurar um estágio de qualidade, principalmente em escritórios que têm grandes demandas, pois, dessa forma, aprenderá coisas novas e colocará em prática tudo aquilo que está sendo ensinado na faculdade.

Ainda, proporciona a chance de fazer contatos e conseguir um emprego onde estagiou. Sobretudo, adquirirá experiência para abrir seu próprio negócio, no futuro, caso esse seja seu objetivo.

Identifique sua área de atuação

De nada adianta ser um “faz tudo” na sua profissão, porque não conseguirá executar nada bem feito. Contudo, se focar em uma ou duas áreas específicas de atuação, o rumo das coisas já mudará.

O curso de arquitetura abre um grande leque de possibilidades de especialização dentro da profissão, como ser paisagista ou elaborador de projetos em empresas de engenharia, dentre outras muitas opções. Escolha a que mais combina ao seu estilo de vida e vá fundo de encontro ao sucesso.

Saiba que, o que nos limita, somos nós mesmos. Então, acredite em você e corra atrás dos seus sonhos. No que depender da Imageria Criativa, pode contar conosco!

Esperamos que tenha gostado de aprender a se destacar no mercado de trabalho de arquitetura. Mas, nossa conversa não termina por aqui, pois você ainda tem uma missão: compartilhe este post nas suas redes sociais com amigos e familiares e ajude outros profissionais a crescerem também.