Como você se sente quando recebe aquela mensagem para uma entrevista de trabalho? Um misto de sentimentos, não é mesmo?

Euforia, ansiedade, alegria, medo, esperança e insegurança. São sensações vivenciadas por um profissional experiente ou aquele que busca o primeiro emprego.

Não é fácil controlar as emoções diante do desconhecido e mostrar para o entrevistador que você é a pessoa mais bem preparada diante de outros tantos candidatos.

Mas, calma! Uma boa dose de autoconfiança e preparo vai te ajudar a convencer o entrevistado de que você é a pessoa certa para aquela colocação.

Neste artigo, vamos te passar seis dicas que vão te ajudar a ficar pronto para a vaga dos seus sonhos. E ao final do texto, iremos mostrar o que você não deve fazer durante um processo seletivo. Vamos lá?

Como se preparar para a entrevista de trabalho

Use suas melhores estratégias para lidar com a ansiedade e demonstrar confiança durante a entrevista de trabalho. A seguir, listamos algumas práticas que irão ajudar a se preparar melhor para o momento.

Pesquise sobre a empresa e o cargo

Busque todas as informações possíveis sobre a empresa na qual você pretende trabalhar. Consulte referências, leia notícias e, se possível, converse com alguém que já trabalha lá.

Lembre-se de saber qual é a cultura da empresa (tradicional, formal, informal, ousada ou inovadora) e se ela está de acordo com o seu perfil.

Se conheça

Você consegue descrever as suas qualidades? Sabe quais são os seus defeitos? Como você trabalha para melhorar os seus aspectos negativos?

Os recrutadores valorizam muito quem conhece bem seus pontos fracos e que toma atitudes para melhorá-los.

Para ter essas respostas na ponta da língua no momento da entrevista de trabalho, elabore uma lista com suas qualidades e defeitos por escrito. Depois, enumere algumas coisas com as quais você está insatisfeito e as ações que pode tomar para amenizar esses defeitos.

Conecte-se com o entrevistador

Na entrevista, é importante ser simpático — mas sem parecer forçado. Em vez de tentar impressionar o recrutador, maximize a confiança ao construir um relacionamento com ele.

Saiba contar sua história

É provável que, em algum momento da entrevista, você precise falar sobre você. Preparar o seu discurso com antecedência é a melhor estratégia. A dica é contar o que de mais importante aconteceu na sua vida, o que o levou a tomar as decisões que tomou.

Lembre-se que a ideia não é repetir seu currículo. Afinal, você foi chamado justamente porque recrutador já leu e gostou da sua formação e experiência.

Respire fundo

Respirar fundo é uma boa tática para manter o equilíbrio na hora da entrevista. Concentre-se na sua respiração pouco antes e acalme os nervos. 

Fique atento à postura e linguagem corporal

Uma boa postura tende a impor presença e passar credibilidade. Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e, durante a entrevista, mantenha contato visual. Observe também seu tom de voz: fale devagar e não tenha medo do silêncio.

Erros que você não pode cometer 

Algumas atitudes podem arruinar sua imagem e colocar tudo a perder. A seguir, listamos alguns dos erros mais frequentes em uma entrevista de trabalho.

Nunca minta

Os entrevistadores conseguem identificar quando um candidato está mentindo. É do comportamento humano se agitar ou ficar desconfortável quando falamos algo que não deveríamos.

Caso haja informações delicadas das suas experiências que você não queira falar, omita o fato ou reforce os pontos positivos e importantes do ocorrido.

Evite criticar experiências anteriores

Cuidado ao desabafar ou criticar a empresa anterior ou atual. Isso pode passar a impressão de que o que está relatado no seu currículo não condiz com o que aconteceu de fato na organização.

Desligue o celular

Nunca atenda o celular durante a entrevista de trabalho, a menos que você esteja com um parente hospitalizado, por exemplo. Portanto, desligue o aparelho ou coloque no modo silencioso.

Estar ciente das atitudes que mais causam uma impressão desfavorável e treinar as respostas às possíveis perguntas do recrutador com antecedência permitem controlar a ansiedade, aumentando suas chances de ser contratado.

Está mais confiante para a entrevista de trabalho? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão para nossos leitores, deixe seu comentário no post!